Última Atualização do site:  

18/09/2018 12:04:49

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Educação
 
Simpósio discute ensino médio na Educação de Jovens e Adultos
 
15/03/2017
Fonte: AEN-PR

A oferta do ensino médio na Educação de Jovens e Adulnrtos (EJA) é tema do Simpósio Ensino Médio e a Formação para o Trabalho, que acontece nesta semana em Foz do Iguaçu. Realizado pela Secretaria de Estado da Educação, o evento reúne cerca de 300 técnicos e professores dos 32 Núcleos Regionais de Educação e tem como objetivo discutir temas para melhoria dessa modalidade de ensino no Paraná.

Esta é a última etapa de uma série de eventos de formação promovida pela Secretaria da Educação com foco na relação entre aluno, ensino médio e o mundo do trabalho. Em outros encontros o tema abordou essa relação com o uso das inovações tecnológicas, na diversidade, na educação especial e no currículo do ensino médio.

“Vamos apresentar essa nova legislação aos professores e, a partir disso, discutir uma nova proposta curricular para o ensino médio no Paraná”, disse o chefe do Departamento de Educação Básica, Cassiano Ogliari. “E também precisamos saber quem são os sujeitos do ensino médio, e do público da EJA, para contribuir nessa definição”, ressaltou. 

CONFERÊNCIAS – Iniciado segunda-feira (13) o simpósio acontece até sexta-feira (17), com conferências, palestra e oficinas que abordam uma série de conteúdos voltados à realidade da EJA. “A troca de experiências, ideias e relatos também é um ponto forte deste encontro, que traz pessoas com diferentes realidades”, comentou o diretor Antônio Marcos Luz, do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Genésio Franco da Rocha, em Florestópolis.

EJA - A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de conclusão dos estudos. No Paraná são quase 140 mil matrículas nessa modalidade de ensino, presente em todos os municípios. O evento de formação busca garantir a melhoria da qualidade de ensino e reduzir as taxas de abandono. “O professor precisa ter um olhar para as peculiaridades do aluno da EJA, devido à diversidade de perfis, que exige uma metodologia adequada para atender diferentes tempos de aprendizagem”, explicou a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da SEED, Márcia Dudeque.

MUNDO DO TRABALHO – Os participantes do simpósio ainda debatem uma proposta da Secretaria que pretende ofertar qualificação profissional aos alunos dos anos finais do ensino fundamental. A ideia é oferecer conteúdos para que os alunos tenham melhores condições de iniciar ou se manter no mundo do trabalho.

“Os cursos de qualificação profissional podem se tornar um diferencial para o aluno na hora de concorrer a uma vaga de emprego. Eles ainda servem como motivação para que esse aluno continue seus estudos, seja em um curso profissionalizante ou em um curso superior”, destacou a chefe do Departamento de Educação e Trabalho, Margaret Sbaraini.

 
 Outras Notícias
» Escolas estaduais vão receber o dobro do Fundo Rotativo
» Mais de um milhão de estudantes voltam às aulas
» Educação lança editais para contratação de professores e pedagogos
» Educação oferta capacitação a instituições que fazem atendimento especializado
» Mais de um milhão de alunos retornam às escolas da rede pública estadual
» Secretaria da Educação apela para que estudantes não prejudiquem o Enem
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00

RUA VEREADOR NELSON FACCIN , 268 - CEP: 87180-000
PRESIDENTE CASTELO BRANCO - Paraná
(44) 3250-1206
X

@cmpcb.pr.gov.br